Para mamães · Para professores

O sono do bebê

Eu investi umas horas fazendo um curso online sobre o sono do bebê, e achei o curso muito rico, por isso quis dividir com vocês algumas dicas. Não deu tempo de seguir todas as dicas porque minha filha já tinha passado dos 6 meses quando comecei o curso e ela já dormia sozinha, mas certamente se eu tiver um segundo filho seguirei as dicas.

Quem deve se adaptar, a família ou o bebê? Cada família e criança tem seu ritmo, mas a chegada de um bebê altera toda a rotina familiar. Um recém nascido precisa de cuidados frequentes e constantes. A princípio a família deve se adaptar às necessidades do bebê e a toda mudança que elas trazem à casa. Quanto mais novo for o bebê, mais horas de sono ele vai precisar ter, e conforme for crescendo essas horas diminuem durante o dia e durante a noite.

Crianças precisam dormir porque durante o sono o hormônio do crescimento é produzido e o cérebro armazena todo o conhecimento adquirido durante o dia. O sono é uma parte importante na rotina da criança em casa ou na escola. As instituições de ensino precisam ter um olhar mais compreensivo e científico pra isso. Quando as crianças passam o dia na escola, principalmente bebês, é necessário que a necessidade de sono do aluno seja respeitada e cumprida. Quanto mais nova a criança mais ela vai precisar dormir, o que significa que nos casos de 8h ou 9h de creche os alunos vão precisar de duas sonecas durante o dia. Em casa também. Dormir faz parte do processo de aprendizagem e não deve ser visto com pouca importância, ao contrário, o horário do sono é fundamental para o equilíbrio cognitivo e psicomotor. Uma criança que não dorme é uma criança agitada e estressada que pode apresentar no futuro dificuldade de aprendizagem. Alguns problemas com o sono são resolvidos com ajuda de um médico, então se algo passar da normalidade, fale com seu pediatra.

Quero dizer nessa primeira parte que o sono do bebê e toda a preparação pra esse momento começa na gestação. A gestante precisa pesquisar sobre o assunto e o principal: criar uma rede de apoio para que o sono dela e do bebê aconteçam de forma respeitosa e estável. A privação do sono da mãe pode tornar a rotina com o bebê muito mais cansativa. Então é preciso que na sua rede de apoio você tenha pessoas para te ajudarem com as tarefas da casa para que você possa dormir quando o bebê dormir também e alguém que te ajude nos momentos de cólica do bebê, principalmente durante a madrugada, para que você apenas amamente e consiga voltar a descansar. Esta rede deve ser construída com pessoas de confiança que te respeitem e que te transmitam confiança, pra você verdadeiramente descansar.

Se você não tem uma rede de apoio, e é sozinha, eu sugiro que você busque organizar todo seu espaço de forma prática, buscando acessórios que facilitem sua rotina procurando ter sempre tudo por perto, se possível, kits pela casa pra trocar fralda e roupa do bebê onde for necessário. Uma vez que você tem sua prática organizada para começar e ajustar o que precisar ser ajustado, vamos começar.

Crie uma rotina para a casa, pra você e para o bebê. A rotina traz segurança e controle das situações, o bebê que tem hora pra dormir dorme mais rápido na hora certa. As dicas a seguir devem ser incorporadas ao ritual do sono, exemplo: mamada, banho e sonho. Na hora do sono você vai seguir alguma dica abaixo. Essas dicas são para os 3 primeiros meses do bebê.

1- Fazer o “pacotinho” de bebê com som do útero

Essa técnica é bem conhecida. Você vai enrolar o bebê num cueiro e manta deixando bem confortável e aquecido e colocar o som do útero ou ruido branco. Tem disponível em apps e no youtube esse som. Conforme o bebê for se adaptando e crescendo você vai liberar um braço desse pacotinho, depois o outro, e por fim, depois de uns meses ele dormirá fora do pacote. Eu nunca deixei minha filha dormir direto toda enrolada porque eu tinha medo, então depois que ela dormia ou se acalmava eu soltava aos poucos e ela dormia fora do pacote, mas bem agasalhadinha. Tem muitos vídeos no Youtube que ensinam a enrolar o bebê.

2- Com o bebê enroladinho, em seu colo, vai balançando até ele acalmar ou dormir, conforme ele for se acalmando e adormecendo vai diminuindo o ritmo do balanço, e com o passar dos dias balance cada vez menos. Você pode balançar em cima da cama sentada, dando pulinhos, ou numa bola de pilates.

3- Sling

Você colocar o bebê bem aconchegado no sling, e deixá-lo lá pra dormir. Ele fica bem pertinho de você e o som do seu coração vai acalmando e o adormecendo. Depois tire o bebê com cuidado lentamente pra ele não acordar.

4- Ruído branco

Você pode utilizar o ruído branco, ou som do útero, em outros contextos além dos que já citei acima. Você pode colocar quando o bebê for tomar banho, trocar a fralda, ou quando ele estiver mamando ou somente no seu colo. Este ruido é muito usado pra acalmar o bebê e ele pode entrar no ritual do sono antes do bebê ir pra cama.

Mas por que essas dicas só funcionam até os 3 meses? Porque é nesse período que o bebê ainda está se adaptando à sua nova vida fora do útero. Até os três meses ele ainda não entende seu corpo fora do corpo da mãe e os ruídos e o pacotinho deixam o ambiente mais parecido com o útero e isso gera segurança nele.

Basicamente essas dicas se aplicadas nos 3 primeiros meses ajudam muito a colocar o bebê pra dormir. E uma vez que você cria e segue uma rotina, seu filho se adapta e fica cada vez mais fácil colocá-lo pra dormir sozinho em seu quarto.

Deixe um comentário